• ola visitante! ja tem cadastro?

  • FORUM CEFIMED

  • CENTRAL DE CURSOS

Artigos

Artigos Cefimed Artigos Cefimed

MONASCUS PURPUREUS - HONG GU

MONASCUS PURPUREUS - HONG GU

Características: morna, doce, picante

Canais: Baço, Fígado, Intestino Grosso

Ação: Tonifica Baço e Estomago, Promove digestão, Circula Xue, Elimina estase Xue   

Indicação: tonifica o Baço e Estomago, promove digestão, circula Xue, elimina estase Xue.

Na China usada para fazer vinho de arroz ou dar cor a bebidas alcoólicas, queijos e peixes.

Monascus Purpureus, Red Yeast Rice ou Arroz Fermentado pela Levedura Vermelha, é um produto usado há séculos na Ásia, nomeadamente na China, tendo recentemente as suas propriedades despertado interesse no mundo científico. Esta substância é obtida pela fermentação do arroz pela levedura de nome Monascus Purpureus.

É tido como o único suplemento natural que combate o colesterol de uma forma muito similar às conhecidas estatinas. A acção das estatinas deve-se à monocolina K; o Red Yeast Rice possui para além desta monocolina mais 8 monocolinas diferentes com a capacidade de baixar o colesterol.

A maior parte das funções benéficas Monascus Purpureus provém de umas substâncias que este contém, designadas por monocolinas, nomeadamente a monocolinas K. Este ingrediente já é usado pela indústria farmacêutica, como uma estatina para baixar o colesterol. Para além das monocolinas podemos ainda encontrar no Monascus Purpureus betasistosterol, campestrol, stigmasterol, sapogeninas (esteróis vegetais), isoflavonas e ácidos gordos monoinsaturados.

Está bem documentada cientificamente a capacidade do Monascus Purpureus na diminuição dos níveis de colesterol LDL (mau colesterol) e dos triglicéridos totais, sem alterações no perfil de HDL (bom colesterol).

Todos eles referem o efeito de hipocolestereminante, hipolipidémico, anti aterogénico e inibidor da adipogénese (processo de formação de gordura).

Além de que foram reportados menos efeitos secundários do que com as estatinas convencionais.

O Monascus Purpureus pode, em doses inferiores às estatinas convencionais, ter um efeito extremamente eficaz na diminuição dos níveis de colesterol no sangue.

No entanto, o Monascus Purpureus possui aproximadamente 9 monocolinas diferentes, com a capacidade de baixar o colesterol, sendo que só 1/9 das suas potencialidades são usadas na indústria farmacêutica, através da monocolina K.

Lembrar que na MTC não se isola nenhum fator da planta, usa-se portanto as 09 monocolinas, conseguindo-se os efeitos de diminuir os níveis de colesterol total, colesterol LDL (mau colesterol) e dos triglicéridos totais com mais eficácia, rapidez,  evitando a manifestação de algum efeito secundário. 

Compartilhar Notícia

emailCadastre-se e receba novidades da Cefimed

Castre-se

Brasil Atuamos em todo o Brasil e estamos sediados em Santos.

Mapa

Avenida Ana Costa, 311 - Conj 52 Campo Grande - Santos, SP - CEP 11060-001
E-mail: faleconosco@cefimed.com.br
Como chegar?