Síndrome das pernas inquietas
Boa tarde,
Venho tratando por teleconsulta uma idosa com síndrome das pernas inquietas . Trata-se de uma mulher de 82 anos com quadro de insônia provocada pela necessidade de movimentar as pernas. Ela se encontrava em uso de pregabalina e pramipexol, sem sucesso. Prescrevi as fórmulas: 190 ZHEN ZHU XI XIAN TANG, 191 DA DING FENG ZHU modif., 114 HUAN SHAO DAN e 009 CHAI HU JIA LONG GU MU LI TANG que começou a usar em janeiro/2024.
Em março recebi do marido uma mensagem que dizia “As pernas inquietas parecem ter sossegado definitivamente. Houve ainda uma ou duas pequenas ameaças, mas que logo pararam.” Dias após, voltou a escrever: “eu havia comunicado a você que o problema aparentemente havia cessado – foram vários dias seguidos de sossego. No entanto a coisa voltou com força total e continuou assim até agora – exceto nesta última noite, que foi talmente tranquila, apenas com insônia. Não se consegue identificar um padrão do que ocorre, já que na nossa rotina não há grandes variações.” Nessa ocasião acrescentei 068 BU YANG HUAN WU TANG, e mais 194 DAI ZHE YE JIAO e 044 TIAN WANG BU XIN DAN para usar à noite.
Recentemente recebi uma atualização: “Continuamos mais ou menos na mesma, variando entre noites bem tranquilas e outras tumultuadas, com todo tipo de variantes entre esses dois extremos.”
Gostaria de pedir ajuda com esta paciente, conferir se minha prescrição está correta e saber como poderia ajudá-la melhor.
Anexo a anamnese atual e fotos da língua.
Faça login para responder.